Baixar PDF

Tiara Cascais Figueredo

Biomédica/ Mestre em Ciências

Resumo

Biomédica e pesquisadora candidata ao título de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical pelo instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Possui experiência como coordenadora e analista de um Laboratório de Análise Clínicas com certificação de qualidade. Atualmente, realiza pesquisas acadêmicas em conjunto com uma equipe multidisciplinar na área de “Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias”, que tem como foco a avaliação da resposta imune em doenças infecciosas em pré-escolares e escolares de regiões de baixa renda no município do Rio de Janeiro.    

 

Experiência Profissional

Fev 2012Fev 2013

Coordenadora Técnica

Laboratório de Análises Clínicas e Citopatológicas Gontijo Guimarães/BA

Coordenadora técnica de um laboratório de análises clínicas, atuando liberando laudos e pareceres, gerenciando e treinando equipes, auxiliando na assessoria científica para colaboradores e clientes, além de participar da gestão da qualidade do laboratório, contribuindo para manter as acreditações. 

Mar 2008Jun 2008

Estágio em Parasitologia

Laboratório de Parasitologia 

Atuação no projeto de extensão, tendo como objetivo atender a comunidade de Salobrinho, município de Ilhéus/BA, realizando exames parasitológicos gratuitos à população de baixa renda e ministrando palestras com o intuito de levar medidas profiláticas das enteroparasitoses.

Ago 2008 Mar 2009

Estágio em Microbiologia

Laboratório de Microbiologia 

Atuação como bolsista (CNPq) de Iniciação Científica no projeto de pesquisa intitulado “Estudo e análise do potencial antifúngico da planta da família Piperaceae frente a leveduras do gênero Candida” com objetivo de avaliar o potencial antimicótico da Piperaceae, espécie vegetal de valor medicinal encontrada na região Sul da Bahia, frente a leveduras do gênero Candida. 

Formação Acadêmica

Fev 2016Fev 2020

Candidata a Doutora em Ciências

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC/Fiocruz

Área de concentração: "Diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças infecciosas e parasitárias".

Projeto: "Influência do perfil genotípico de Giardia lamblia na intensidade da resposta imune inflamatória desenvolvida por pré-escolares e escolares".

Atuação no desenvolvimento de projeto de pesquisa com equipe multidisciplinar de profissionais como biomédicos, médicos, enfermeiros, biólogos, pedagogos e técnicos de laboratório.   

Fev 2014Fev 2016

Mestre em Ciências

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do IOC/Fiocruz

Área de concentração: "Diagnóstico, epidemiologia e controle das doenças infecciosas e parasitárias".

Projeto:  "Associação entre a frequência da infecção por enteroparasitos e as alterações nutricionais em crianças de uma creche municipal da comunidade do Salgueiro, RJ".

Fev 2008Jan 2012

Biomédica

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA 

Habilitada na área de Análises Clínicas. 

Idiomas

Inglês
Português