Download PDF

Tatiane Menezes Da Cunha

Data & Business Strategy

Formação Acadêmica

20102015

Defesa e Gestão Estratégica Internacional (Bacharelado)

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Monografia: "A Logística  de Crise Humanitária em Cenários de Guerra Assimétrica à Luz do Direito Internacional"

Graduação multidisciplinar que propõe uma nova estratégia de profissionalização no campo da Gestão e de formulação de Estratégias Internacionais com ênfase em Economia, Economia Política Internacional, Defesa Militar, Gestão Estratégica Privada e Direito Internacional, entre outros. 

Jun 2015Jun 2015

Logística de Crise e Gerenciamento de Risco  (Curso de Extensão)

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mar 2015Jun 2015

Government Securities & International Business Strategies (Extension Course)

BM&F BOVESPA
Jan 2015Mar 2015

Inteligência de Mercado e Estratégia Competitiva (Curso de Extensão)

FGV - Fundação Getúlio Vargas
Jan 2015Mar 2015

Gestão das Operações de Comércio Exterior (Curso de Extensão)

FGV - Fundação Getúlio Vargas
Mar 2014Mar 2014

Defesa Nacional (Curso de Extensão)

Ministério da Defesa
Ago 2013Dez 2013

Gerenciamento Estratégico de Projetos e Risco

COPPEAD - UFRJ
Jun 2013Jul 2013

Direito Internacional da Navegação e Exploração Marítima (Curso de Extensão)



Histórico Profissional

Ago 2016Atual

Analista Sênior Data & Business Strategy

Serasa Experian

Inicialmente como Trainee, dois projetos foram executados durante o Job Rotation:

1. Profiling: Projeto de segmentação, inicialmente qualitativa, da população brasileira para fins de desenvolvimento de produtos financeiros alinhados ao perfil de cada 'persona'.  O projeto foi expandido para inclusão de databook financeiro, psicometria e dados não estruturados na clusterização, entregando um modelo estatístico de categorização, atualmente aplicado no site Serasa Consumidor.  Nota: 5 (Onde 3: 100% da meta; 4: Superar parcialmente a meta; 5: Superar Completamente a meta)

2. Gestão de Inovação: Criação da estrutura de inovação de curto, médio e longo prazo para a unidade de Business Information. Desenvolvimento desde o direcionamento estratégico da inovação  até a metodologia acadêmica aplicada. Durante 3 meses foram prototipados 15 produtos com potencial financeiro de $35MM durante o primeiro ano. Nota: 5

Após 8 meses de programa, houve o convite de promoção antes do fim do programa (20 meses), onde assumi a posição de Analista Sênior na unidade de Consumer Market . Por 5 meses, com a função de criar estratégias de inovação tecnológicas e novos produtos a partir da manipulação de dados estruturados e não estruturados, foram desenvolvidos três projetos, sendo:  Desenvolvimento de inteligência artificial para a compreensão de comportamento do consumidor,  modelo de inteligência preditiva para crédito e  desenvolvimento de estratégias sensíveis de inovação. 

Em paralelo, foram desenvolvidos 3 projetos para diferentes áreas da empresa:

1.  Women Profiling (RH):  Criação do Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  para auxiliar a contratação de talentos, mobilidade e aceleração de carreira através do mapeamento das personalidades e habilidades  que demostraram melhor performance em cada cargo, fornecendo resultados de acordo com o determinismo estatístico do estudo empregado.

2. Inteligência Preditiva de Saúde Financeira Pública (Sustentabilidade):   Criação de modelo prediditivo apresentado como dashboard user friendly através de estudo analítico usando múltiplas fontes de Big Data s e  técnincas de Machine Learning alimentados com índices e variáveis históricas de áreas como economia, política e análise social, para observar padrões estatísticos que permitam o monitoramento da saúde financeira de São Carlos. (O projeto foi o selecionado global para ser apresentado em nome da Experian no One Young World que acontecerá em Outubro em Bogotá)

3. Modelo de análise para microcrédito ONU (Decision Analytics): Desenvolvimento de modelo para análise de risco para microcrédito e categorização do público aplicável. 

Mar 2013Fev 2016

Desenvolvedora de Negócios

Makesense 

Desenvolvimento de ferramentas para gerenciamento, aplicabilidade, financiamento e escalonamento de projetos de Social Business. Auxílio aos empreendedores sociais para que possam assumir seus desafios e gerar o maior impacto através do desenvolvimento de ferramentas administrativas, gestão de riscos, projetos de inovação e aceleração.

Jan 2013Jul 2015

Analista de Mobilização e Risco de Logística de Crise Humanitária

MIT - MassachUsetts Institute of Technology & COPPEAD UFRJ

Pesquisa e Desenvolvimento de modelos logísticos e de gestão de riscos afim de prevenir, responder e restaurar cenários de crise humanitária, empresarial e militar sob a luz do direito internacional e da gestão estratégica. São basilares aos modelos de resposta os conceitos de strategic sourcing, performance management, crisis relief, assessment response, mineração de dados, mineração de processos, análise preditiva, modelagem preditiva, modelagem de processos e gestão de conhecimento.

Jul 2012Jul 2015

Pesquisadora de Logística e Crise

Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval

Desenvolvimento de modelos de Logística, Mobilização, Prevenção e Resposta de Crise da Marinha do Brasil através da atualização da configuração de unidades navais a partir do conhecimento das características de sistemas que as integram, otimizando seu desempenho em face de necessidades estratégicas para a proteção dos ativos marítimo, negociação de bens e serviços.

Mar 2011Jun 2012

Assistente de Comércio Exterior e Business Intelligence

TOP WHOLESALE, INC.

Execução das atividades de Business Intelligence, análise e estudo de mercados/população/sociedade para desenvolvimento e acompanhamento de processos de novas oportunidades estratégicas de negócios, análise de resultados, identificação de ameaças, execução de benchmark, desembaraço aduaneiro, negociação e avaliação de contratos de exportação e importação.

Mar 2010Mar 2011

Pesquisadora Associada

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Simulação de aplicações normativas, doutrinárias e consuetudinárias das diretrizes do Direito Internacional em cenários de interações públicas, privadas e militares, além da produção de artigos e relatórios de performance e resultados acerca das observações e propostas do projeto.

Idiomas

  • Português - Nativo
  • Inglês - Proficiente 
  • Espanhol - Avançado
  • Francês - Básico

Certificados

20132013

CPE – Certificate of Proficiency in English

Universidade de Cambridge
20122012

Certificado DELE - B2

Instituto Cervantes

Atividades Extracurriculares

  • CADGEI - Centro Acadêmico de Defesa e Gestão Estratégica Internacional UFRJ
        Presidente-Fundadora
        
  • PROGED - Empresa Júnior de Defesa e Gestão Estratégica Internacional UFRJ
        Diretora Financeira-Fundadora 

  • A.A.A.R.B - Associação Atlética Acadêmica Rio Branco UFRJ
       Diretora de Patrocínio e Eventos-Fundadora

  • ECONOMUS - Empresa Júnior de Economia UERJ
       Consultora de Riscos e Mercados

  • TEDx UFRJ
        Gestora de Conteúdo e Inovação

Experiência Internacional

       Ao integrar o time da Makesense, assumi o desafio de escalonar o modelo de atuação presente na Europa, EUA e Brasil para outros países da América Latina. Durante seis meses coordenei equipes de fomentação e aceleração de social business e criação de incubadoras comunitárias na Argentina, Chile e Peru.
           O projeto de expansão gerou resultados de crescimento exponencial nas comunidades  empreendedoras locais. O Peru, por exemplo, contava com três projetos de  social business em andamento sobre a tutela da Makesense, tendo evoluído no  primeiro mês para sete e no mês seguinte para treze projetos e a criação de uma incubadora.

TATIANE MENEZES DA CUNHA