Download PDF

Raquel Teixeira

Psicóloga e Formadora

Resumo

Sou Psicóloga licenciada pela FPCE-UC e membro efectivo da OPP. Iniciei o meu percurso profissional em 2004 e, desde então, tenho vindo a desempenhar funções como psicóloga clínica, formadora/mediadora, profissional RVC e psicomotricista.
Em 2013 criei o projecto Brincar é Coisa Séria e em 2015 tornei-me membro credenciado pela OPP da Bolsa Nacional de Psicólogos para actuar em situações de catástrofe.
Concluí, ainda, a Pós Graduação em Psicopatologia e Psicoterapia da Criança e do Adolescente.
Encontro-me disponível para abraçar novos projectos desafiantes.

Experiência profissional

Sep 2013Present

Co-fundadora e dinamizadora

Brincar é Coisa Séria ®

Co-Criação do projecto a implementar; Estabelecimento de rede de contactos; Registo da marca; Criação e planificação de actividades estimulantes; Dinamização de actividades no âmbito da psicomotricidade, dirigidas a crianças dos 0 aos 6 anos; Participação em eventos dirigidos ao grande público; Organização e dinamização de eventos de pequena dimensão (aniversários). www.facebook.com/brincarecoisaseriaportugal

20052015

Formadora na área das Ciências Sociais

Várias entidades: IEFP, APPACDM, Clínica Sagrada Esperança (Angola), Futurbrain, Profiforma

Gestão de conflitos; Planificação e preparação de sessões de formação; Produção e dinamização de dinâmicas de grupo; Condução do processo de aprendizagem no grupo de formação; Gestão da progressão do processo de aprendizagem dos formandos; Avaliação da eficiência da formação.

20072008

Mediadora

IEFP

Acompanhamento e orientação pessoal, social e pedagógica dos formandos; Coordenação da equipa técnico-pedagógica no âmbito do processo formativo, salvaguardando o cumprimento dos percursos individuais e do percurso do grupo de formação; Articulação entre a equipa técnico-pedagógica e o grupo de formação, assim como entre estes e a entidade formadora; Organização do Dossier Técnico-Pedagógico.

20082011

Profissional RVCC

Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Aveiro (IEFP)

Utilização de técnicas de avaliação do perfil dos candidatos ao processo RVC; Dinamização de sessões de informação e esclarecimento do processo RVC; Acolhimento e atendimento de candidatos ao processo RVC; Comunicação e gestão da comunicação com os candidatos e outros intervenientes no processo RVC; Implementação de procedimentos e criação e utilização de instrumentos de RVC; Adaptação e produção em equipa de informação relativa ao processo; Facilitação da exploração e síntese da informação produzida e recolhida durante o processo; Apoio da organização da documentação associada ao processo RVC; Front-office; Organização de Dossier Técnico-Pedagógico; Dinamização de dinâmicas de grupo; Estabelecimento de relações interpessoais empáticas e motivadoras; Estabelecimento e aquisição de contactos com potenciais entidades externas para realização de processos RVC.