Baixar PDF

Objectivo Profissional

Ser desde o primeiro minuto um profissional responsável e capaz, de forma a poder colocar em prática todos os meus conhecimentos e valores pessoais em prol da instituição/empresa na qual viso integrar, procurando sempre obter a valorização e o crescimento tanto da organização bem como profissional e pessoalmente. 

Experiência Profissional

Mai 2013Jan 2015

Student Brand Manager

Red Bull Portugal

Embaixador da marca Red Bull junto da comunidade académica da Universidade do Minho assim como a nível nacional junto dos mais diversos públicos-alvo.

Durante 2 anos tive a oportunidade e a responsabilidade de passar uma imagem positiva e credível da marca Red Bull através de imensas actividades criativas, inovadoras e ousadas, sempre com uma abordagem empreendedora.

Como SBM desenvolvi a capacidade de ser inovador e não temer ultrapassar alguns dos meus limites, criei planos de marketing e geri de forma autónoma a relação de todos os universitários da Academia Minhota com o mundo em torno da marca Red Bull.

Estive ainda envolvido directamente na representação e activação da marca tanto em eventos com o carimbo próprio casos do: Red Bull Cliff Diving Açores 2013 e 2014, Red Bull Flugtag Cascais 2014, Red Bull Skate Arcade Ericeira 2014, Red Bull Can You Make It 2014, bem como nos maiores eventos musicais e culturais que ocorrem em Portugal: Neopop Electronic Music Festival Viana do Castelo 2013 e 2014, Optimus Alive 2013, Queima das Fitas do Porto 2013 e 2014, Milhões de Festa Barcelos 2013 e 2014, entre outros.


Ago 2014Fev 2015

Assistente Comercial

Borfil Home - Empresa de Bordados

No mercado têxtil de roupa de cama e decoração durante quatro décadas, a Borfil Home, fundada em 1981, tinha como especialidade os seus bordados. Os seus produtos  sempre a par das últimas tendências da moda em tecidos lisos de algodão, linho e jacquard, procurando ir de encontro aos desejos dos consumidores que privilegiam o requinte, qualidade e conforto.

Após conclusão da minha licenciatura em Relações Internacionais em Junho de 2014 tive a oportunidade de integrar quase de imediato o departamento comercial como assistente comercial na Borfil Home sediada em São Torcato - Guimarães.

Durante 6 meses desenvolvi várias actividades que iam além do departamento comercial, e faziam da Borfil Home, uma empresa focada quase exclusivamente na exportação para mercados tão dispares como os Estados Unidos da América, França, Espanha, Itália, países nórdicos como Dinamarca e Suécia,e até mesmo Dubai e Tunísia.

Dentro das várias actividades desenvolvidas destacavam-se a interpretação e desenvolvimento das fichas técnicas de todos os artigos, desenvolvimento dos processos de gestão de encomendas e logística, acompanhamento e apoio a todo o processo de negociação com os clientes,  e o controle diário de todo o processo e desenvolvimento interno de produção de amostras. 

Mai 2015Mai 2016

Empregado de Balcão

ADEPE Ribela Café

Com o objectivo de diversificar o meu conhecimento e aptidão profissional, aceitei o compromisso de gerir e colaborar na abertura de um novo espaço de cafetaria e snack bar na freguesia de Pedome concelho de Famalicão.

Durante um ano foi-me incumbida a responsabilidade de realizar o atendimento diário ao balcão e mesas, fazer a gestão e a supervisão de todo o salão, realizar serviços de cafetaria e bar, gerir todo o armazenamento de stocks, fazer a reposição de todos os produtos, confeccionar os mais diversos snacks, efectuar o fecho e registo da contabilidade diária e consequente limpeza/manutenção necessária em todo o estabelecimento.

Formação Académica

Set 2008Jun 2011

Ensino Secundário em Línguas e Humanidades

Escola Secundária D. Afonso Henriques, Vila das Aves - Portugal

Conclusão do ensino secundário no curso de Línguas e Humanidades com média de 16,2 valores, destacando-se o desempenho escolar nas disciplinas de História A, Literatura Portuguesa, Psicologia, Português e Inglês.

Set 2011Jun 2014

Licenciatura em Relações Internacionais

Universidade do Minho, Braga - Portugal 

A Universidade do Minho foi a minha primeira e única escolha para seguir os meus estudos no ensino superior. Desde sempre me conheço como sendo um Minhoto de alma e coração por isso a Academia Minhota foi sempre um local onde eu gostaria e ambicionava  viver a minha vida académica.

O Curso de Relações Internacionais foi também a primeira escolha de toda a ampla oferta educativa que a Universidade do Minho tem, pois identificava-me muito com os valores e o plano de estudos que o curso possuía. Foi com enorme satisfação e orgulho que integrei e frequentei o curso e a academia durante 3 anos. 

A Licenciatura em Relações Internacionais da Universidade do Minho ajuda a encontrar respostas às perguntas basilares do nosso tempo, proporcionando os instrumentos teóricos e conceptuais fundamentais à formação de quadros superiores, destinados a organizações internacionais, carreira diplomática, departamentos de relações internacionais de ministérios e outros organismos públicos, empresas, instituições financeiras e organizações não-governamentais.

Graças a um programa multidisciplinar, reforçado pela solidez teórica, flexibilidade curricular e qualidade dos seus docentes, o Curso de Relações Internacionais permite o desenvolvimento de um perfil versátil e competitivo para o desempenho de funções altamente complexas, tais como conceber, implementar e monitorizar projectos de internacionalização institucional; coordenar gabinetes de relações internacionais; planear, organizar e avaliar projectos de internacionalização de empresas; analisar e gerir pro-activamente processos de decisão política; exercer a diplomacia e a negociação em contextos internacionais de elevada exigência multicultural.

O curso caracteriza-se por um forte dinamismo traduzido num conjunto de actividades extra curriculares creditadas em Suplemento ao Diploma de Relações Internacionais que complementa a formação teórico-prática e prepara uma integração bem sucedida na vida activa e no mercado de trabalho.

Set 2012Fev 2013

Programa ERASMUS em Relações Internacionais e Ciência Política

Universidade de Santiago de Compostela , Galiza - Espanha

Estabelecido em 1987, o Programa Erasmus é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes do Ensino Superior entre os Estados-Membros da União Europeia.

Entre Setembro de 2012 e Fevereiro de 2013 realizei os meus estudos na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Santiago de Compostela, uma das mais prestigiadas faculdades Espanhola e Europeia.

Durante este período tive a oportunidade de valorizar o meu percurso académico mas essencialmente o meu trajecto pessoal, devido ao excelente ambiente proporcionado tanto académico como social na capital politica e cultural da Galiza.

Obtendo sucesso a todas as unidades curriculares inscritas, destaca-se a avaliação alcançada na disciplina de Politicas Publicas e na unidade do Sistema Politico da União Europeia.

Competências Profissionais e Pessoais

  • Excelente Compreensão, Respeito e Empatia Interpessoal;
  • Ética, Integridade, Bom-Senso e Coerência tanto profissional como pessoal;
  • Comprometido desde o primeiro até ao ultimo minuto;
  • Atitude Positiva, Paixão pelo Trabalho, Autoconfiança e Auto conhecimento;
  • Autónomo, Flexível, Dinâmico, Competitivo e com Capacidade Critica;
  • Divertido, Motivador, Comunicativo e Consciente;
  • Focado nos objectivos, Responsável, Ágil na tomada de decisões, Organizado e Metódico;
  • Embaixador dos Valores da empresa/instituição;
  • Resiliência ao Stress positivo e negativo;
  • Identificador de Oportunidades, Observador atento às constantes mudanças, necessidades e exigências do mercado/mundo;
Línguas Estrangeiras 

Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas:

LÍNGUA INGLESA: Nível 3/ B2 - Utilizador Independente

LÍNGUA ESPANHOLA (CASTELHANO): Nível 3/ B2 - Utilizador Independente

Carta de Condução B

Habilitado para a condução de automóveis ligeiros - veículos até 9 lugares e peso bruto até 3500 kg – ou conjunto de veículos ligeiro e reboque com peso bruto até 750 kg.

Experiências de Voluntariado e Causas Apoiadas

Guimarães - European Capital of Culture 2012

Curtas Vila do Conde - International Film Festival 2012

Lordelo Jornal - Redacção de Artigos Informativos e Distribuição Mensal do Jornal

Dador de Sangue no Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Atleta de Futsal entre 2005 e 2009 nos escalões Juvenil e Júnior pela Associação Cultural e Recreativa de Lordelo  na divisão Distrital da Associação de Futebol de Braga

Saudação de Despedida 

Obrigado desde já pela atenção,

Votos de sucesso tanto pessoais como profissionais,

Para mais informações ou futura entrevista não hesite em contactar,

Com os mais cordeias cumprimentos.

Pedro Miguel Pimenta