Download PDF

Experiência

Jan 2012Present

Professor de inglês e português para estrangeiros

Echo Language Consulting 

Ministro aulas de inglês personalizadas. Dentre meus alunos, há engenheiros, advogados, técnicos, músicos, jornalistas e fotógrafos da região, bem como adolescentes e jovens adultos ainda cursando a faculdade. Além disso, possuo um curso regular para crianças e adolescentes e um voltado exclusivamente para concursos públicos.

Atualmente, possuo quatro alunos estrangeiros estudando português através da internet. Conheci três deles em minhas viagens aos Estados Unidos e o quarto recentemente, através de indicação de um aluno. 

Nestas aulas, ensino o português, gramática, utilizo trechos de literatura contemporânea e jornais para relacionar nossa cultura, história e costumes com os dos Estados Unidos.

Jan 2012Present

Tradutor e intérprete

Echo Language Consulting

Como tradutor, atuo majoritariamente com textos científicos, artigos, periódicos e manuais, focando nas áreas de mineração e siderurgia. Dentre meus clientes, estão professores universitários, engenheiros e técnicos que atuam nas áreas em questão.

Legendo de forma voluntária vídeos de divulgação científica e palestras. Já produzi legendas para vídeos nas áreas de linguística, language acquisition, literatura comparada, teoria literária e literatura pós-colonial, além de legendar algumas TED Talks que tratam de temas similares.

Como intérprete, atuo com traduções simultâneas, também nas áreas de mineração e siderurgia. Fui o intérprete responsável por dois eventos na Escola de Minas em Ouro Preto, ambos na área de Engenharia Metalúrgica. Paralelamente, atuei como consultor linguístico por duas vezes, também em Ouro Preto, auxiliando turistas neozeolandeses na compra e venda de pedras e gemas.  

Oct 2010Mar 2014

Professor de língua inglesa

Wizard

Fui professor de língua inglesa e trabalhei com todos os níveis e faixas etárias. Além disso, ministrei cursos de gramática avançada para os professores da instituição e para alguns alunos previamente selecionados.

Administrativamente, participei, por dois anos, do processo de recrutamento e treinamento de novos professores e monitores.

Formação

Jan 2012Dec 2016

Licenciatura em inglês, português e literatura

Universidade Federal de São João del-Rei

Sou aluno do sexto período de Letras na UFSJ e aluno voluntário de iniciação científica em literatura pós-colonial. Além disso, fui monitor de Introdução à linguística, Sintaxe do Período Simples e Pragmática em 2012, 2013 e 2014, respectivamente.  

Qualificações

Inglês

Sou culturalmente fluente no idioma. Além de dominar os aspectos gramaticais, possuo um bom conhecimento social e histórico do país. Sou capaz, portanto, de criar paralelos e compreender as implicações culturais de expressões, ditados etc.

Alemão

Estudo alemão há um ano e, embora não tenha um excelente nível, consigo usar o idioma com certa competência em situações cotidianas.   

Esperanto

Estudo esperanto nas horas vagas, mesmo sabendo da pouca relevância profissional do idioma. Fiz essa escolha por achar o conceito de conlangs bastante interessante e por conseguir compreender, através do idioma, a influência dos idiomas românticos na europa.

Certificações

Oct 2012Oct 2012

The Examination for the Certificate of Proficiency in English (ECPE)

English Language Institute Testing and Certificate Division at the University of Michigan

Destinado a estudantes de nível avançado e professores, fiz o teste e fui aprovado com honras, conseguindo média superior a 9.5. A título de curiosidade, apenas 5% dos candidatos são aprovados com honras. 

Jun 2014Jun 2014

 Test of English as a Foreign Language (TOEFL)

Educational Testing Service

Destinado à proeficiência acadêmica, prestei o exame duas vezes, tanto na versão pbt quando na versão ibt. Em ambas, consegui notas acima de 90%.  

Jul 2013Jul 2013

Test of English for International Communication (TOEIC)

Educational Testing Service

Destinado ao mundo corporativo, prestei o exame apenas uma vez, também com excelentes notas. Dentro dos três, é o mais relevante para empresas, por ser aceito em todo mundo e ser referência em excelência. 

Informações adicionais

Viajei três vezes aos Estados Unidos, duas a turismo e uma para a realização de um programa de
verão para universitários. Nesta última, trabalhei por três meses, em um resort em Lake Delton,
Wisconsin. Durante a experiência pude manter contato com a língua diariamente, além de trabalhar e
interagir com nativos de todas as faixas etárias e diferentes backgrounds culturais e sociais. Foi nesta viagem que fiz meus primeiros contatos e passei a lecionar português para norte-americanos.

Passei um mês estudando mandarim em Pequim, China. Neste curso, pude aprender alguma características do idioma chinês. Foquei principalmente na questão sintática da língua, mas também adquiri uma boa noção de como funciona sua fonética.  Além disso, me inseri completamente na cultura, buscando compreender os costumes locais.