Summary

Fluência em Inglês, Espanhol e Português. Intermediário em Italiano e Japonês com noções básicas.Forte experiência em início de Operações por ter participado da montagem da fábrica Federal-Mogul no Brasil. Experiência em fusões empresariais, agindo para facilitar a implementação de uma cultura comum. Experiência internacional por ter participado do grupo de RH da Federal-Mogul em reuniões na matriz nos EUA. Grande conhecimento do mercado brasileiro por ter sido o gestor da área de Capital Humano em São Paulo e muitas cidades. Notório conhecimento da implementação de instrumentos práticos relacionados ao processo de organização enxuta com um foco especial no "Employee Empowerment", pacotes de formação comum, Q1, PSO, Human Capital Management, implementação de Indicadores centrados na atividade econômica, desenvolvimento do capital humano, EVA e ferramentas de Lean Manufacturing. Realização de resultados de benchmark relacionados com os melhores indicadores globais para a Taxa Interna de Mobilidade, Engagement Research, Idéias de Melhoria, Pesquisas de Compensação (o processo todo), as estratégias de vigilância e os resultados de segurança do trabalho. Vasto conhecimento e execução de Remuneração e Benefícios , através de Remuneração por Competências e Variável e ferramentas C & B. Fortes habilidades de gestão de conflitos relacionados às questões sindicais tendo participado por autopeças no Estado de São Paulo. Implementação de acordos coletivos relacionados com o Sindicato dos Metalúrgicos e também PLR - acordos de Participação nos Lucros e Resultados. Resultados com foco orientado na parceria com os Departamentos Industrial e Financeiro alinhados à estratégia organizacional com as ferramentas de Capital Humano. Responsável pela Comunicação Interna e Externa. Trabalhou para os setores Automotivo, Metalúrgico, Tributário, Consultoria, Fiscal e de Outras Especialidades Negócios Remuneração e Benefícios; DHO Desenvolvimento Humano Organizacional; Negociação Sindical, Lean Organization implementação de ferramentas com foco em RH; indicadores de Gestão do Capital Humano; Negócios em Administração de Serviços; preparo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica para estrangeiros executivos nas empresas e documentação individual.

Work History

Work History

J J Human Resources

Profissional  de Recursos Humanos auto empregado, Remuneração e Benefícios; DHO Desenvolvimento Humano Organizacional; Negociação com Sindicatos, implementação ferramentas Lean Organization com o foco RH; indicadores de Gestão do Capital Humano; Negócios em Administração de Serviços; questionários individuais para Imposto de Renda e documentação individual de estrangeiros executivos de empresas.

Consultor de RH

ROEMER

O Headhunter João Alvarenga, é um consultor especializado. O João se orgulha do fato de que ele dá muita enfase a um serviço personalizado e realmente sai à "caça " do próprio candidato, o que é imprescindível. Cada pesquisa é tratada como um projeto novo e especial. O título de "Headhunter" é muitas vezes gratuitamente adoptado por alguns profissionais dentro da indústria do emprego. Muitos que compreendem o verdadeiro significado da palavra não vão ver isso como uma ofensa. Recrutadores como João Alvarenga veem este título como um distintivo de "honra ", porque sugere que a busca real é feita por essa pessoa. Muitos na indústria do emprego adotam o título headhunter, quando na realidade eles são na verdade apenas "Chefes-agricultores". "Chefes-agricultores" não fazem pesquisa ativa e / ou telefonemas para realizar sua missão. Chefes agricultores usam principalmente propagandas para atrair candidatos e, em essência funcionam como gerentes de campanha publicitária. Qual é o ponto? À;s vezes o melhor candidato não está "à procura de emprego" e deve ser caçado! À;s vezes há a necessidade de uma pesquisa "silenciosa" onde a discrição é fundamental e publicidade não pode ser feita. Quando você precisa trabalhar duro para encontrar candidatos, nós somos os únicos a ser chamados. Especialidades Caçamos para quem faz acontecer! Caçamos executivos para consultoria automotiva! Caçamos para somente peritos! Nós nos concentramos principalmente nos serviços automotivos profissional, consultoria automotiva e mercado de soluções automotivas.

Feb 1999 - Apr 2001

Gerente Corporativo de Recursos Humanos

Federal-Mogul

Responsável Corporativo por Recursos Humanos com todas as atividades de Recrutamento e Seleção, Remuneração de Pessoal, Formação, Segurança Patrimonial, SESMT, Refeitórios, Comunicação e limpeza. • Como obter a documentação da pessoa jurídica (implantar no Brasil), administração de executivos estrangeiros, a estratégia de RH (como o recrutamento, como a folha de pagamento, como a frota, como manter a motivação, como alcançar os objetivos), a obtenção de certificações como PSO, QS e outros com o mesmo peso de ISO 9000. O mais gratificante foi ver que todo o planejamento feito com os norte-americanos (desde a minha contratação nos E.U.A.) foi concluída com êxito.

Feb 1998 - Jan 1999

Gerente Corporativo de Recursos Humanos

IFER

Gerente de Recursos Humanos Responsável por áreas como Recrutamento e Seleção, Remuneração, Departamento Pessoal, Serviços de RH (limpeza, restaurante, recepção e telefonia), Comunicação, Segurança Patrimonial, Segurança do Trabalho e Serviço Médico da Área. • Reestruturação de RH, a redução do efetivo (108 profissionais de RH para um total de 1500 na empresa), globalizar serviços (cinco fábricas, com cinco diferentes prestadores de serviços) e obter o ISO 9000

Jan 1996 - Dec 1997

Gerente Comercial e de Recursos Humanos

Grupo Loyal

Gerente Comercial e de Recursos Humanos Responsável por Serviços Comerciais e de monitoração eletrônica. Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Avaliação de Desempenho dos funcionários e de todas as mensagens em clientes. • Implementar o RH como um todo, e especialmente para melhorar a qualidade dos métodos de selecção, avaliação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. • Devido à morte do diretor-presidente, fundador da empresa, o trabalho foi interrompido porque a empresa foi descontinuada.

Dec 1992 - Aug 1995

Analista de Recursos Humanos Senior

http://www.johnsoncontrols.com.br

Analista de Recursos Humanos Senior Responsável de cargos e salários, recrutamento e seleção e treinamento.

Jul 1990 - Mar 1992

Analista de Cargos e Salários Senior

NEC

Analista de Cargos e Salários Senior • Desenvolvimento Organizacional (DO) e realização de pesquisa salarial, bem como as carreiras paralelas.

Apr 1985 - Jun 1990

Analista de Relações Industriais Senior

http://www.visteon.com.br

Analista da Indústria Relations-04/1985 a 12/1997 Analista de Relações Industriais Senior-01/1988 a 06/1990 • Geral, a implantação de ofertas de empregos e ARP - Habilidade taxa de progressão.

Sep 1982 - Mar 1985

Auditor Semi Senior

http://www.deloitte.com.br

Auditor Semi Senior-09/1982 a 03/1985 • Como consultor de RH, o tratamento exclusivamente com clientes multinacionais, diretamente com seus expatriados.

Education

Education
Feb 1981 - Dec 1984

Administracao de Empresas

UNICSUL
A base para toda e qualquer área bem-sucedida.Este profissional precisa de conhecimentos para interpretar e identificar tendências, lidar com conflitos e elaborar modelos de intervenção nas organizações atuais que se destacam pela fluidez de suas estruturas, pelo intercâmbio intensivo de conhecimento, alta tecnologia e capacidade de adaptação e elaboração de estratégias. Para lidar com essa complexa realidade, é imprescindível que o administrador gerencie as expectativas dos “stakeholders” (clientes, acionistas, colaboradores, comunidade e sociedade).O curso de Administração busca atender às demandas desse cenário por meio da qualidade de seu projeto pedagógico e de sua metodologia de ensino. Os alunos desenvolvem ações disponibilizadas pela Empresa Júnior, realizam visitas técnicas e são incentivados a participar do programa “Universidade em Ação”, que objetiva aplicar práticas administrativas em instituições do Terceiro Setor.Nos 1º e 2º semestres do curso, é oferecida a disciplina Orientação Profissional e Mercado de Trabalho, que possibilita a compreensão da vivência profissional, o preparo para o emprego, a identificação e a caracterização de áreas de atuação e interface com outras profissões.