Marco Antonio Goncalves

Marco Antonio Goncalves

Summary

CONTROLADORIA, ORÇAMENTO E GESTÃO DE CUSTOS GERENCIAMENTO DE PREÇOS E RENTABILIDADE DE VARIADO PORTFÓLIO DE PRODUTOS VISÃO ESTRATÉGICA E SISTÊMICA COM FOCO EM RESULTADOS ANÁLISES ESTRATÉGICAS E DE RENTABILIDADE PARA TOMADAS DE DECISÃO INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO FORMAÇÃO E LIDERANÇA DE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL, PROGRAMA 5S, GERENCIAMENTO DA ROTINA E AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO IMPACTANDO NA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL E ESTADUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS

Work History

Work History
May 2006 - Feb 2010

Pricing Specialist

AmBev
Gerenciou os preços de todos os produtos comercializados, garantindo o atingimento dos objetivos de rentabilidade de 8 centros de distribuição próprios e de 10 revendas terceirizadas. Gerenciou os preços praticados ao consumidor, garantido a eficácia das ações de mercado. Analisou a participação de mercado, através de estratificações de dados das pesquisas próprias, Nielsen e CNP, monitorando aproximadamente 120.000 pontos de venda. Desenvolveu os incentivos para a equipe de vendas e ações de alavancagem de volume. Treinou e aprimorou os Gerentes de Vendas, tanto das unidades próprias como de distribuidores terceirizados, nas técnicas de gestão de preços e rentabilidade. Implementou as novas ferramentas de controle no gerenciamento da rentabilidade do negócio. Atendeu às normas Sarbanes-Oxley, auditoria interna e externa com observância da legislação brasileira. Foi considerado o melhor gestor de preços por 2 anos consecutivos, garantindo o atingimento das metas de rentabilidade da regional São Paulo e das metas Brasil. No ano de 2008, a correta aplicação e controle dos recursos gerou recuperação de 3 pontos de share, equivalentes a aproximadamente R$ 15 MM.
Feb 2004 - Apr 2004

Coordenador de Apuração de Resultados

AMBEV BRASIL BEBIDAS LTDA.
Gerenciou informações, sendo responsável pelos controles e ressarcimentos das revendas, subsidiando o Diretor e Gerentes Regionais com dados sobre o desempenho de suas áreas e apoiando-os nas tomadas de decisão. Gerenciou equipe de 14 Analistas de Vendas, definindo e delegando atividades e realizando avaliações de desempenho individuais para definição de remuneração variável. Elaborou e acompanhou o orçamento anual de volumes e preços, realizou revisões periódicas, analisando os custos de fabricação, consolidação e simulações. Ministrou treinamentos de utilização de ferramentas de controle e monitoramento, combinada com modulação de dados, que foi realizado com os reportes diretos e áreas de suporte a venda dos grupos das revendas terceirizadas. Desenvolveu nova ferramenta de controle de ressarcimento e divulgação por extratos mensais. Conciliação de ressarcimentos oferecidos à rede de revendas, revertendo pagamentos indevidos da ordem de R$ 2MM.
Aug 2002 - Jan 2004

Coordenador Comercial Regional

AMBEV BRASIL BEBIDAS LTDA
Assessorou diretamente o Diretor Regional de Vendas, garantindo a disponibilização de informações com freqüência diária e mensal no período de pós-reestruturação global pela fusão das empresas que formaram o grupo AmBev. Analisou o desempenho gerencial das diversas unidades de negócio da regional SPC, propondo ações de reversão que geraram atingimento de metas com patamares 4% maiores que a meta anual. Gerenciou o OBZ (Orçamento Base Zero), gerando reduções de 3% nas despesas totais.
May 1998 - Jul 2002

Coordenador de Preços e Informações Gerenciais

AMBEV BRASIL BEBIDAS LTDA
Foi responsável pela integração dos sistemas de informações gerenciais de vendas e marketing, sistema de preços e disponibilização de produtos das marcas Brahma/Skol e Antarctica após a fusão das empresas do grupo. Unificou os controles, identificou as melhores ferramentas e as implementou para as áreas de Vendas, Custos, Distribuição e Gerenciamento Comercial. Desenvolveu ferramenta de previsão de vendas para elaboração do orçamento, trazendo redução de cerca de 200 horas na elaboração proporcionando melhor visão analítica e confiabilidade aos dados. Homologou o sistema de cálculo de tabelas de preços, gerando redução de cerca de 4 horas na disponibilização de relatórios e atualização das bases de dados por evento.
Jan 1985 - Jun 1989

Coordenador de Atendimento

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO - SANTOS
Responsável pelo gerenciamento da área de atendimento a clientes, na prestação de informações de crédito; Manutenção dos registros de inadimplência, controles estatísticos e treinamento de pessoal; Participação ativa no processo de informatização dos cadastros e atendimento aos clientes. Outras Funções: - Contínuo, Auxiliar de Escritório e Pesquisador de informações de crédito.

Education

Education