Download PDF

Motivação

Com mais de 20 anos em Comunicação e Imagem, reuni muita experiência que quero partilhar com instituições e alunos.
Atenção ao detalhe e coordenação de pessoas, gestão de projetos e orientação para resultados.

Experiência Profissional

1999Presente

Production Manager

Mediapro Portugal, SIC

A função de Production Manager exige uma grande capacidade de concentração  e atenção dispersa, antecipação de dificuldades e procura de alternativas. Resumindo, encontro soluções.
Exige ainda um esforço enorme de comunicação e união de todos os intervenientes no processo de Produção no sentido de ter toda a equipa focada nos resultados a obter.

Ser PM é ter permanentemente em mão a gestão de vários públicos com diferentes necessidades, diferentes prioridades e diferentes pontos de vista sobre um mesmo conjunto de problemas. A função gera experiência não só de Comunicação mas também em psicologia comportamental e gestão de tempo, recursos humanos e técnicos.

Soft Skills: Resiliência, capacidade de análise e resolução de problemas, comunicação assertiva, trabalho de equipa, trabalho sob pressão, flexibilidade de raciocínio, orientação para o cliente/resultados.

Hard Skills: Línguas

Maio 2011Presente

Formador

Cenjor/IEFP

Dou formação regular em Televisão e Media Training, o que me põe à vontade a comunicar com públicos muito diferentes. Aqui a escuta ativa é crítica assim como a explicação detalhada das matérias a apresentar sem esquecer resiliência na garantia de solidificação  dos conhecimentos por parte dos formados.
Tenho também contribuído para a atualização da formação nesta área dentro da escola e participado em formação contínua de formadores
Elemento do Júri do World Skills Portugal 2016 Coimbra e  World Skills Alentejo-Beja 2018.

Soft Skills: Comunicação assertiva, trabalho e gestão de equipa, gestão de tempo, delegação de tarefas, cumprimento de timmings.

Abr 2008Jun 2011

Diretor Departamento Detailing

Carface SGPS
  • Implementei todo o departamento e operações no grupo, assim como a análise e mudança de procedimentos já existentes, baseados no know-how proveniente da nova área de negócio.
  • Dei toda a formação técnica e de relacionamento com os clientes aos técnicos de detalhe.
  • Apoiei o processo de Certificação ISO 9001 da empresa
    O grupo pode assim entrar em novos nichos de mercado através do novo departamento, explorando oportunidades de mercado nos clientes já existentes, criando novas necessidades.

Esta foi a segunda vez que, face a um desafio desta envergadura, pude desenvolver um trabalho de pesquisa e teste das melhores soluções, inovadoras muitas vezes, para problemas operacionais e estruturais que existiam há muito na empresa.

Pude ainda intervir e modificar a forma de contratação e entrevistas de emprego, em grupo, apelando à intervenção dos participantes no sentido de rapidamente identificar os melhores para cada função especifica. 

Soft Skills: Comunicação assertiva, Trabalho de equipa, gestão de tempo, orientação para o cliente, gestão de RH, resiliência

Abr 2006Mar 2008

Empresário 

Mr. CAP Sintra - Detailing 

Sócio do Franchise Mr. CAP para Sintra.

  • Responsável pela angariação de novos clientes, trouxe os clientes Mercedes Benz Comercial e Santogal H, além de vários particulares de alto valor para a faturação da empresa.
  • Responsável pela Formação e treino técnico.
  • Responsável de Procurement, tendo trazido para a empresa e Portugal, produtos inovadores e únicos no mercado.
  • Responsável de Marketing, Comunicação e Gestão de clientes.

Soft Skills: Comunicação assertiva, Trabalho de equipa, gestão de tempo, ética, resiliência

Abr 2003Fev 2006

Diretor Geral

Valet Parking S.A

Uma empresa falida e sem rumo, um problema sem resolução à vista, recuperada financeira e operacionalmente ao longo de cerca de dois anos e meio, através da (re)focalização nas áreas importantes para o core business, a reorganização radical do quadro de pessoal, a regularização rigorosa das contas e a renegociação do contrato com o único cliente (SONAE), que dava prejuízo.

Graças a este trabalho estrutural profundo, denso mas orientado para a resolução de todos os problemas existentes, a empresa terminou o exercício de 2005 com lucros pela primeira vez desde a sua criação. 

Soft Skills: Negociação, Comunicação assertiva, Trabalho de equipa (motivação, relacionamento com os clientes, procedimentos operacionais, relações inter pessoais no trabalho, gestão de tempo, ética, resiliência, criatividade (na procura de novos clientes e na procura de soluções para os problemas existentes), 

Hard Skills: gestão operacional, análise de contas, gestão de caixa e planeamento orçamental anual.

Formação Académica e outras

Set 2002Jun 2006

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Universidade Independente de Lisboa

Ramo Audiovisuais - nota final 15

Mai 1994Jul 1994

Mass Media Summer Program

EUA - Boston University - College of Communication

Programa de 300 horas - escrita televisiva, escrita de imprensa, fotojornalismo, atelier de rádio

Certificações

Mar 2007Mai 2007

CCP Formador

IPFEL - IEFP

Certificação em Formação de Formadores

Competências

Línguas

Português - C2 NATIVO

Inglês - C1

Espanhol - B2

Francês - B1

Informática

 Redes Sociais. utilizador básico

Conhecimentos básicos de sistemas de redes informáticas

Office: utilizador intermédio

Hobbies

Aprender línguas

Escrita de Humor

Cozinha